Não é novidade que as brincadeiras educativas são uma excelente forma de ensinar às crianças de uma maneira lúdica, divertida e animada. Elas podem ser feitas na escola, no berçário e até mesmo em casa e além de estimularem a criatividade ainda são uma excelente forma de fazer com que os pequenos prestem atenção no que está sendo ensinado.
O que muita gente ainda não sabe é que existem diferentes brincadeiras para educação infantil a depender da idade de cada criança. Veja bem, bebês que ainda estão aprendendo a falar serão estimulados de forma diferente daqueles que se preocupam em aprender as cores e as formas.
E foi pensando nisso que criamos este artigo para te contar tudo o que você precisa saber sobre o assunto e ainda te mostrar 7 ótimas opções de brincadeiras para fazer com as crianças. Vamos lá?
Qual a importância dos jogos e brincadeiras na educação infantil?
Antes de listar os principais jogos e brincadeiras na educação infantil, vale a pena falar da importância deles na infância. Para começar, é importante lembrar que tais práticas são usadas há muito tempo, desde a época das cavernas, e são uma forma de ensinar sem precisar de muita teoria ou palavras.
Além disso, ao participar de atividades lúdicas, as crianças desenvolvem uma variedade de habilidades como a resolução de problemas, a criatividade, a cooperação, a comunicação e a empatia. E tem mais, os jogos e brincadeiras ajudam no desenvolvimento motor, cognitivo e socioemocional além de estimular o raciocínio, a memória, a concentração e a coordenação motora.
Por meio de tais dinâmicas, os pequenos exploram o mundo ao seu redor, experimentam papéis e situações diversas, aprendem a lidar com desafios e a expressar suas emoções. Dessa forma, o ato de ensinar se torna mais dinâmico, envolvente e eficaz, preparando as crianças não apenas academicamente, mas também para o mundo.
Quais brincadeiras são educativas?
Agora que você já sabe da importância das brincadeiras na aprendizagem, só falta aprender quais são aquelas consideradas educativas. Bom, de modo geral, quase todas podem ensinar algo ao seu bebê, especialmente se for uma em que o espírito esportivo é trabalhado.
Ainda assim, algumas se destacam como aquelas em que a criança têm a memória estimulada (jogo da memória, dominó), as que demandam estratégia (jogos de cartas, tabuleiro), as que estimulam a coordenação motora (jogos de encaixar peças, brincadeiras com bolas), etc. Para escolher a melhor é preciso levar em conta dois fatores:
- 1- qual a melhor brincadeira para a faixa etária da sua criança: não adianta exigir que um bebê consiga brincar de jogo da memória se ele ainda não reconhece as gravuras
- 2- qual jogo o seu filho gosta: aprender brincando precisa ser lúdico, divertido e, principalmente, prazeroso. Por isso, é fundamental perguntar para a sua criança qual brincadeira ela realmente se sente à vontade para fazer.

7 brincadeiras para educação infantil
Com tudo isso em mente, que tal conhecer as brincadeiras?
1- Morto-vivo
Uma das brincadeiras para crianças mais famosas e antigas é a do morto-vivo. Ela é bem simples, não exige nenhum objeto e pode ser jogada por crianças de qualquer idade, mas são os maiores de quatro anos que aproveitarão melhor o jogo.
Para brincar é simples: as crianças ficam enfileiradas lado a lado e uma delas (ou um adulto) se posiciona na frente dizendo morto ou vivo. Quando disser "morto" todas devem se abaixar e quando falar "vivo" todos devem se levantar. A graça é alternar as palavras e o ritmo. Quem errar, sai da brincadeira.
Essa brincadeira estimula a coordenação motora e também dá uma forcinha para a memória, já que a criança precisa decorar o que fazer ao ouvir cada uma das palavras.
2- Telefone Sem Fio
Outra brincadeira que também estimula a memória é o clássico telefone sem fio. Apesar de poucas crianças conhecerem esse jogo atualmente, ele já foi muito usado e é bem divertido.
A ideia é simples, basta fazer um círculo com as crianças – o ideal é que tenham pelo menos 5 brincando – e contar um segredo no ouvido de uma delas. Ela deverá passar a informação adiante sem deixar que os outros escutem. A ideia é que a mensagem chegue corretamente até a última pessoa. Se tiver certo, quem começou a brincadeira vai para a última ponta do círculo.
Além de divertida, essa brincadeira ainda mostra como uma mensagem pode se perder se não for contada de maneira certa.
3- Jogo do mico
Que atire a primeira pedra quem nunca brincou de jogo do mico. A brincadeira é fácil, simples e só precisa de um baralho do mico para ser jogada. Para brincar, basta embaralhar as cartas e distribuí-las sobre uma mesa.
Em seguida, cada jogador tem que formar pares. Ganha quem formar mais, mas atenção para não pegar a carta do mico. Ela serve para atrapalhar e não faz par com ninguém.
Nessa brincadeira, o objetivo é estimular a memória e a atenção, já que cada criança terá que decorar onde estão as cartas para formarem pares.
4- Brincadeiras de encaixar
É impossível falar em brincadeiras para educação infantil e não citar aquelas em que as crianças são estimuladas a encaixar os brinquedos ou equilibrá-los. Elas trabalham a coordenação motora fina e ajudam os pequenos a terem mais firmeza nas mãos.
Bons exemplos deste tipo de brincadeira são jogos como pega vareta, em que a criança precisa pegar uma vareta sem encostar nas demais, o jogo Janga no qual é preciso retirar peças sem deixar a torre cair, as peças de Lego que podem ser montadas de diferentes formas, entre outros.
5- Jogos de tabuleiro
E já que falamos em jogos, que tal apostar nos de tabuleiro? Eles podem ser jogados por toda a família, e existem opções para crianças pequenas — geralmente a partir dos quatro anos de idade. Quer conhecer alguns? Então, invista em opções como Cara a Cara, Jogo da Vida, War, Pizzaria Maluca, Eu Sou?, que estimula a criatividade e a imaginação, entre outros.
Se a criança já for um pouco mais velha, vale a pena também dar uma chance aos jogos de cartas. Há alguns bem divertidos como copo d’água, no qual o último jogador a abaixar as cartas tem que virar um copo com água, PIF, entre outros.
Ah, e vale lembrar que jogos além de ajudarem às crianças a elaborarem estratégias ainda incentivam o espírito coletivo.
6- Passa Anel
De uma brincadeira para a outra, chegamos em uma bem simples, porém muito divertida: o passa anel. Para funcionar é preciso ter pelo menos quatro participantes e funciona da seguinte maneira: enquanto o restante fica sentado, um jogador terá um anel escondido em suas mãos. Ele deve passá-lo entre as mãos dos outros jogadores e deixar cair na mão de um.
Quando acabar, o passador perguntará a outro jogador com quem ficou o objeto. Se a pessoa acertar, os papéis são invertidos. Se não, tudo continua igual e começa uma nova rodada.
7- Teatro de Fantoches
Deixando os jogos e o espírito competitivo um pouco de lado, existem algumas opções para quem quer estimular a criatividade e o espírito coletivo. Um bom exemplo é brincar de teatro de fantoches. Você pode criar alguns bem simples com massinha e palitos de churrasco ou até mesmo usar os próprios bonecos e brinquedos que o seu filho tem para entrar na brincadeira.
Aqui, vale criar histórias fantasiosas e deixar a mente dos pequenos explorar diferentes universos. Vocês podem criar histórias de princesas, de sereia, de batalhas e tudo mais que divertir os pequenos.
O que fazer de diferente na educação infantil?
Agora que você já sabe a importância da brincadeira na educação infantil e quais as melhores, ficou fácil estimular o aprendizado deles. É claro que o ideal é que o berçário ou a escola na qual ele esteja matriculado também tenha uma metodologia que ensine por meio da diversão.
Aqui no ATHENE, por exemplo, estimulamos nossos alunos por meio de brincadeiras, jogos e também do esporte, como a capoeira baby. Temos um time preparado para ensinar o seu bebê da melhor maneira possível. Nos faça uma visita e venha nos conhecer. Somos um berçário em Contagem e estamos prontos para te receber.
Ah, não se esqueça de ficar de olho no nosso blog e nos seguir nas redes sociais (Facebook e Instagram), assim você ficará por dentro dos assuntos mais importantes sobre educação e saúde infantil.