Você já ouviu falar no método de ensino Reggio Emilia? Ele surgiu na Itália no final da Segunda Guerra Mundial e tem ganhado popularidade no Brasil com o passar dos anos, ao propor que as crianças do ensino fundamental I — aquelas que tem até 10 e 11 anos — devem ser ensinadas de forma que a escuta seja valorizada e que elas possam desenvolver suas habilidades individuais.
Esse conceito foi proposto pelo professor e educador Loris Malaguzzi, que, na época, se ofereceu para elaborar um projeto educacional que estimulava o aprendizado por meio do carinho e do amor, sem excluir a família da responsabilidade de educar os filhos. Atualmente, alguns colégio brasileiros já adotam essa metodologia como forma de ensino.
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Como funciona a abordagem Reggio Emília?
De forma geral, a abordagem da metodologia de ensino proposta por Malaguzzi é bem simples. Ela visa criar uma forma de ensino humanizada na qual os alunos também tenham poder de decisão e argumentação sobre seu aprendizado. Isso significa que a opinião e os gostos de cada criança é valorizado e elas não são tratadas apenas como uma "massa".
Apesar de estudarem juntas, é importante lembrar que cada criança é um indivíduo único e que além de ter gostos diferentes, elas aprendem de maneira diferente, e é justamente neste ponto que a abordagem Reggio Emilia se centra.
Outro ponto importante, é que tal metodologia defende que mais do que o ensino de matemática, português, ciências, etc., as crianças precisam aprender e desenvolver habilidades sociais, emocionais e suas capacidades físicas.
Quais são os princípios básicos da escola de Reggio Emilia?
A metodologia criada na Itália é centrada em sete princípios básicos que visam estimular a criatividade das crianças e fomentar o aprendizado saudável.
1. A criança como protagonista
O primeiro é o princípio mais importante e o que norteia todos os outros. Ele determina que as crianças sejam vistas como prioridades, e que o ensino seja um processo de interação entre escola e aluno. O conceito Reggio Emilia é pautado em atividades lúdicas e sensoriais que estimulem o aprendizado de forma divertida, assim como acontece no aqui no berçário ATHENE.
2. O professor como guia e aprendiz
Além das crianças, os professores também são aprendizes, já que, por meio da escuta e da observação, também aprendem com os alunos. Nessa metodologia, o ideal é que tenham pelo menos dois professores por classe, ou pelo menos um professor e um monitor.
Com isso em mente, os professores devem promover a aprendizagem nos seguintes aspectos:
- Cognitivo;
- Afetivo;
- Social;
- Interacional.
3. A cooperação como base do sistema educacional
Outro princípio é defender que toda a comunidade tem responsabilidade sobre a vida e a educação das crianças. Sendo assim, é importante fomentar a ideia de uma "escola sem muros" no qual todos serão parte ativa do aprendizado.
Isso vai totalmente a favor de metodologias que estimulem a socialização. Pensando nisso, vale lembrar que ao entrar em um berçário a criança é estimulada a interagir com os colegas e os professores, o que estimula ainda mais o seu processo de conexão com o outro e com a sociedade.
4. A arte como linguagem expressiva
Ainda falando da pedagogia Reggio Emilia, é importante lembrar que a arte ganha papel fundamental na educação. É ela que permitirá a criança se expressar de forma mais livre, exercitar a criatividade e ajudar os pequenos a explorar o mundo.
Nessa abordagem, a criança trabalhará em um ambiente criativo chamado de ateliê, onde serão realizadas atividades como música, contação de história, pinturas, entre outras.
5. O ambiente como o terceiro professor
E já que falamos em um espaço físico para desenvolver os pequenos, vale lembrar que todos os ambientes em que a criança está, a estimulam de um modo ou de outro. Malaguzzi afirmava que o ambiente externo tem o poder de iniciar todo tipo de aprendizado afetivo, cognitivo e social, além, é claro, de promover relações saudáveis.
Quando uma criança está em um local que ela se sente bem e relaxada, é muito mais fácil ensiná-la e educá-la. Além disso, ao se sentir segura, a criança desenvolve sensação de pertencimento.
Por isso, mais uma vez é fundamental reforçar como é importante escolher um bom berçário ou creche que aproveite a luz solar, o contato com a natureza (jardins ou gramas), área de brinquedos, etc. Afinal o seu bebê precisa se sentir acolhido, confortável e seguro para conseguir aprender bem, não é mesmo?
6. Pais como parceiros no processo de ensino e aprendizagem
Outro princípio da filosofia Reggio Emilia aplicado à educação infantil é que os pais e responsáveis devem participar ativamente da educação de seus filhos. Aqui não tem mistério; os pais devem entender como os filhos estão aprendendo, se estão tendo algum atraso cognitivo, se estão se adaptando à escola/ berçário, etc.
Para que isso aconteça mais facilmente, é preciso uma parceria efetiva entre a escola e os pais, contando com comunicação clara e o mais honesta possível.
7. A importância da documentação pedagógica
Por último, mas não menos importante a abordagem, Reggio Emilia diz que toda a documentação necessária e usada para a educação da criança deve ser guardada. Ela não definirá a trajetória do aprendizado, mas ajudará as gerações futuras a refletir sobre a metodologia aplicada e entender os resultados colhidos.
Como trabalhar a abordagem Reggio Emília na educação infantil?
Como você já viu nos exemplos anteriores, existem várias formas de trabalhar a abordagem criada por Loris Malaguzzi. A principal delas é colocando o foco no educando, ou seja, no aluno e entendendo que ele é parte fundamental desse processo e, por isso, deve ter seus desejos e opiniões validados. Mas como saber se o berçário em que seu filho está, de fato, focando nele?
O primeiro passo é conhecer o local e entender como ele explora os ambientes na socialização e educação de cada criança. Uma conversa franca também ajuda a entender como os pequenos serão ensinados. Neste momento, peça para que expliquem o plano educacional.
Uma escola ou berçário que deseja trabalhar tal abordagem pode seguir alguns dos passos abaixo:
Explorar os diferentes ambientes: levar as crianças para conhecer e aprender na cozinha, no jardim, na sala de brinquedos pode ser uma boa. Fugir da sala de aula ajuda a quebrar a rotina e estimula a criatividade.
Escolher brinquedos diferentes: atualmente um dos grandes desafios dos pais e das escolas é conseguir tirar os filhos das telas, por isso, a dica aqui é investir em quebra-cabeças, brinquedos de madeira e também aqueles em que a criança possa montá-los ou encaixá-los.
Investir em uma comunicação eficiente: não adianta a escola tentar melhorar a metodologia de aprendizado e isolar os pais e/ou responsáveis do que está acontecendo. Investir em rodas de conversas, palestras e sessões de feedbacks sobre os alunos, pode ser bem mais eficiente do que aquele tradicional método de anotar recados na agenda.
Qual a diferença entre Reggio Emilia e Maria Montessori?
Quem pesquisa sobre a metodologia Reggio Emilia pode acabar se deparando com outro nome importante na educação, o de Maria Montessori. De modo geral, os dois métodos fogem do tradicionalismo educacional, mas apresentam algumas diferenças entre si.
No Montessori a criança tem ainda mais autonomia para ditar a forma como irá aprender, e o professor acaba tendo um papel mais coadjuvante. É uma pedagogia na qual o estudante é motivado a desenvolver seus interesses pessoais, e alavancar seu espírito crítico.
Para esmiuçar todos os pormenores e diferenças, será preciso um novo artigo. Por ora, vamos trabalhar com a diferença de autonomia dos alunos e professores.
Traga seu bebê para aprender no ATHENE!
Agora que você já sabe um pouco mais sobre as diferentes metodologias de ensino, tenho certeza que ficará mais fácil escolher um bom berçário para o seu filho, não é mesmo? Aqui no ATHENE temos toda a estrutura física que ele precisa para aprender brincando. Além disso, aqui uma equipe de profissionais qualificados estará sempre disponível para cuidar da sua criança.
Por isso, não perca mais tempo e venha nos visitar. Somos um berçário em Contagem- MG e estamos de portas abertas para te receber.