O desenvolvimento cognitivo infantil é um processo de conhecimento, memorização e aprimoramento das habilidades e aptidões da criança. Ele acontece à medida que os pequenos vão desenvolvendo suas capacidades de percepção de mundo, raciocínio, pensamento e memória, ou seja, à medida que seu cérebro começa a se desenvolver.
Quanto mais estimulado pelos pais, responsáveis e creches o bebê for, maiores as chances de que seu desenvolvimento aconteça de forma natural e saudável.
E vale lembrar que apesar dessa fase acontecer prioritariamente durante a primeira infância (até os 7 anos de idade), ela também continua depois que a criança já está maior.
Então, para não ficar perdido no assunto, que tal aprender mais sobre o tema e entender como você pode ajudar o seu bebê a se desenvolver corretamente?
O que é desenvolvimento cognitivo infantil?
Como já foi dito, o desenvolvimento cognitivo infantil refere-se à evolução das habilidades mentais da criança. Junto com o desenvolvimento motor e emocional, ele faz a criança ser quem realmente ela é.
Desde que nasce, os bebês começam a se desenvolver e essa fase dura até o final da adolescência, sendo mais intensa nos primeiros anos de vida.
O aperfeiçoamento dessas habilidades, no entanto, acontece de forma involuntária e passiva, à medida que os pequenos brincam, estudam, socializam e interagem com os adultos e/ou outras crianças.
De acordo com o Dr. Drauzio Varella, este desenvolvimento varia de acordo com a maneira que a criança se relaciona com o mundo ao seu redor.
O médico explica que o cérebro é uma miniatura do cérebro adulto, mas ainda não está pronto, e que o desenvolvimento cognitivo acontece a partir de estímulos como falar, cantar, brincar e ler. Por isso, é tão importante que os adultos dediquem um tempo exclusivo para os pequenos.
Quais os marcos do desenvolvimento cognitivo infantil?
Assim como nas outras fases da vida da criança, o desenvolvimento da cognição segue um padrão geral de tempo, mas é sempre importante lembrar que cada indivíduo tem seu próprio ritmo de crescimento, ok?
Dito isso, vamos conhecer as fases mais importantes desse desenvolvimento?
0 a 2 anos
Nesta fase a criança explora o mundo através dos sentidos, desenvolve a coordenação motora e começa a compreender a linguagem.
2 a 6 anos
Um pouco mais crescido, a criança passa a ter mais habilidades de linguagem e esta se torna mais complexa, o pensamento também se torna mais simbólico e a criança começa a brincar de faz de conta.
6 a 12 anos
Entre a infância e o início da adolescência, o pensamento se torna mais lógico e abstrato. A criança desenvolve habilidades de leitura e escrita e começa a aprender conceitos mais complexos. Os conceitos de certo e errado também ficam mais claros, a pessoa já consegue tomar algumas decisões sozinhas.
E o que é o desenvolvimento cognitivo infantil segundo Piaget?
Além desses marcos, existe outra forma de analisar a evolução do desenvolvimento de uma criança. De acordo com o psicólogo francês Jean Piaget, existem quatro fases que devem ser analisadas:
1. Sensório-motor
É a primeira etapa e acontece nos dois primeiros anos de vida do bebê. Durante esse período, o tato, a visão e os demais órgãos sensoriais são muito estimulados.
2. Pré-operatório
Esta fase ocorre entre os dois e sete anos, quando a criança desenvolve a fala e aprende a se comunicar (ler, falar, escrever). Uma das principais características desse período é o egocêntrico, o complexo do “eu”. Sendo assim, é comum que a criança se isole e tenha problemas para brincar com seus coleguinhas, dividir brinquedos, etc.
3. Operatório concreto
Após os sete anos de idade, a criança passa a compreender seu lugar no mundo, fica mais curiosa, começa a fazer questionamentos — nessa idade surge a tão temida fase do “por quê?”.
Também é entre os sete e 11 anos de idade que a criança desenvolve mais a inteligência emocional e o senso de certo e errado.
4. Operatório formal
É nessa fase que o cérebro dá um salto e começa a funcionar em modo turbo! A partir dos 11 anos, a criança passa a pensar de um jeito bem mais complexo, indo além das perguntas básicas.
O raciocínio lógico e a capacidade de conectar informações tornam-se mais refinados, permitindo a construção de hipóteses e a compreensão de conceitos abstratos
Como estimular o desenvolvimento cognitivo infantil?
Agora que você já sabe as principais fases, chegou a hora de descobrir como estimular o bebê ou a criança para que esse desenvolvimento aconteça sem maiores problemas. Veja abaixo algumas dicas:
Brincadeiras
Brincadeiras livres e direcionadas são fundamentais para o desenvolvimento cognitivo. Quebra-cabeças, jogos de tabuleiro, blocos de construção e atividades artísticas são ótimas opções.
Além disso, esportes coletivos como futebol, basquete, entre outros, ajudam a criar o senso de comunidade e pertencimento nos pequenos.
Leitura
A leitura é sempre uma boa opção e uma das melhores amigas da imaginação. Ler para uma criança desde cedo fortalece os laços e ainda permite que os pequenos desenvolvam a linguagem oral e aumentem seus vocabulários.
Interação social
O contato com outras crianças e adultos é essencial para o desenvolvimento social e cognitivo. Quanto mais diverso for o grupo que o bebê convive, melhor será sua sociabilidade futura.
Exploração do ambiente
Permita que a pessoa explore o ambiente de forma segura, tocando, experimentando e descobrindo novas coisas. Lembre de escolher brinquedos que estimulem o tato.
Linguagem
Para estimular a área da linguagem, a dica é sempre conversar com a criança, mesmo que ela ainda não consiga responder com palavras. Faça perguntas, leia histórias e cante canções. Esta é uma área fundamental para o desenvolvimento cognitivo.
Sono de qualidade
Para que seu filho possa ter um desenvolvimento cognitivo sem prejuízo, ele precisa descansar. E é justamente durante o sono que o cérebro consolida as informações aprendidas durante o dia, reorganiza as memórias e promove a formação de novas conexões neuronais.
Além disso, o sono é essencial para a liberação do hormônio do crescimento, regulação das emoções e consolidação das habilidades linguísticas adquiridas durante o dia.
Sinais de atraso do desenvolvimento cognitivo infantil
Os sinais de atraso podem acontecer em qualquer uma das fases mostradas acima, mas antes de sair por aí criando diagnósticos para o seu filho, lembre-se de fazer o acompanhamento com o pediatra e sempre tirar dúvidas com os profissionais adequados.
Com isso em mente, veja alguns indícios para ficar de olho:
- Dificuldade em aprender novas habilidades: A criança pode ter dificuldades em aprender a andar, falar ou usar as mãos;
- Dificuldade em se comunicar: A criança não consegue entender os demais ou expressar suas ideias com palavras ou gestos;
- Dificuldade em se concentrar: neste caso o pequeno pode ter dificuldade em prestar atenção em atividades ou brincadeiras, se dispersando facilmente.
- Problemas de memória: se a criança tem dificuldade em lembrar de informações ou eventos recentes, pode ser um sinal de alerta.
Escolha a melhor creche para o seu filho e ajude-o a se desenvolver corretamente
Depois de aprender um pouco mais sobre o desenvolvimento cognitivo infantil, ficou mais fácil identificar as fases em que ele acontece e o que pode ou não estar errado com o seu bebê, certo?
Lembre-se que além dos estímulos em casa, também é fundamental escolher uma creche com uma boa equipe pedagógica, que dará a atenção que sua criança merece e terá atividades que o ajudem a evoluir.
No Berçário ATHENE, por exemplo, temos capoeira baby e várias brincadeiras lúdicas para nossos alunos.
Somos um berçário em Contagem e estamos de portas abertas para te receber. Ah, não esqueça de nos seguir nas redes sociais (Facebook e Instagram)! Desse modo, você ficará por dentro dos assuntos mais importantes sobre educação e saúde infantil.