Você já ouviu falar que bebês também podem entrar na adolescência? Por mais impossível que pareça ser, os pequenos também enfrentam uma fase conhecida como terrible two, que, em português, significa "terrível dois", se referindo à idade de dois anos.
Nessa fase é comum que os pequenos se tornem mais birrentos, reativos e não gostem de ser contrariados. E é justamente por apresentarem um comportamento difícil de lidar que esse período é considerado a adolescência dos bebês. Mas você sabe qual a melhor forma de lidar com isso?
É claro que não existe uma receita de bolo, mas algumas dicas podem ajudar. A primeira delas é contar com uma creche de confiança que tenha profissionais qualificados e que possam te orientar em como lidar com as novas emoções do seu filho, afinal é lá que ele passa boa parte do tempo, não é mesmo?
Mas antes de partirmos para as dicas, que tal entender mais sobre o assunto?
O que é o terrible two?
De forma simples, essa fase corresponde à crise dos dois anos, e acontece quando a criança começa a ter mais autonomia sobre seus atos e desejos. Nessa idade, o bebê já sabe o que gosta ou não e por isso começa a tentar "impor" suas vontades. Ele começa a dizer "não" com mais facilidade e gosta de contrariar os pais. Para isso, fazem birras, choramingam, esperneiam e até gritam.
À princípio os responsáveis podem estranhar, afinal, até outro dia aquele bebê era um anjinho. Mas não se preocupe, pois é normal que essa mudança de comportamento surja com a idade, especialmente no final do primeiro ano de vida até o inicinho do terceiro.
Vale lembrar também que assim como na adolescência real, na dos bebês também há um grande salto no desenvolvimento. De modo geral, eles aprendem a falar, caminham com mais firmeza e desenvolvem mais a capacidade de raciocínio. Por isso, ter paciência nessa fase é fundamental para que os pequenos passem por ela da melhor maneira.

Quando começa e acaba a adolescência dos bebês?
A gente sabe que às vezes pode bater o desespero e aquela sensação de que essa fase difícil não vai acabar nunca mais, mas como tudo na vida, ela também passa. Os sintomas da birra dos 2 anos costumam diminuir assim que a criança completa três, mas em alguns casos pode se estender até os quatro.
De todo modo, é importante acompanhar o comportamento do seu filho de perto, contar com a ajuda da creche e da escola e, se for preciso, buscar também profissionais especializados como psicólogos e psiquiatras.
Sintomas do terrible two
A fase dos 2 anos apresenta alguns sintomas típicos. Veja só:
- Frustração constante: nessa idade, as crianças costumam se sentir frustradas sempre que seus desejos não são atendidos, dos mais banais aos mais complexos. Um exemplo disso, é quando ela pede água e você não a serve no copo que ela queria. Basta um mínimo detalhe para que os pequenos fiquem irritados e fechem a cara.
- Birra: como consequência das frustrações, muitas crianças começam a fazer birra, se jogar no chão, gritar ou chorar alto. É nesse momento que muitos pais perdem a paciência e partem para a palmada. Mas a melhor solução é esperar a raiva passar e conversar com a criança.
- Dizer “não”: na adolescência dos bebês parece que eles só sabem falar uma palavra: não. Isso acontece porque eles gostam de contrariar e desafiar os adultos, testando seus limites. Mesmo sem maldade, é por meio do "não"que eles impõem suas vontades e mostram do que gostam e do que não gostam. A gente sabe que essa fase pode ser muito chata e cansativa, mas lembre-se que o seu filho também está desenvolvendo e testando o próprio gosto.
Disputa de território: quanto mais a criança cresce, mais entende o conceito de "meu" e, por isso, começa a ficar mais territorialista e ciumenta, seja com coisas ou com pessoas. Então é comum que coisas que ela costumava dividir antes, agora
- queira guardar só para ela. Neste caso, o diálogo também é fundamental para explicar que posse e egoísmo são coisas bem diferentes.

Como lidar com a adolescência dos bebês?
Além de ter paciência para lidar com o seu bebê de 2 anos que está passando por essa fase, é preciso ter jogo de cintura para enfrentar a situação da melhor forma possível, sem traumatizá-los. Veja algumas dicas de como minimizar os efeitos dessa adolescência.
- Fique atento à rotina dos pequenos: crianças sobrecarregadas, que têm pouco tempo de descanso, tendem a ficar mais irritadas. Apesar de ser bacana investir em diferentes tipos de atividades, é fundamental separar o tempo para que as crianças possam tirar uma soneca e descansar.
- Estimule o poder de decisão do seu filho: fazer escolhas pode ser difícil até para os adultos, já que ao optar por uma coisa, a gente automaticamente deixa outra para trás. Esse processo pode ser ainda mais frustrante para uma criança. Por isso, faça com que ele seja mais fácil. Comece aos poucos, deixando que seu filho escolha em qual copo quer tomar água, depois permita que ele escolha qual desenho que ver. Aos poucos, ele entenderá como escolher uma coisa também é a reafirmação da sua vontade.
- Imponha limites com carinho: nessa fase as crianças vão desafiar a autoridade dos adultos, e por isso é necessário impor limites com carinho e sabedoria. Conversar com o seu filho e explicar porque ele pode ou não pode fazer tal coisa, é melhor do que simplesmente dar aquele "não"seco que culminará em birra.
Conte com o ATHENE para te ajudar a enfrentar o terrible two
Depois de todas essas dicas, ficou mais fácil entender e enfrentar a adolescência dos bebês, não é mesmo? O terrible two pode ser desafiador, mas com paciência e carinho, fica mais fácil enfrentar.
E para te ajudar nessa missão, conte com o apoio de uma creche preparada para te ajudar em todas as situações. Aqui no ATHENE você encontra profissionais capacitados e ajuda psicológica para lidar com essas e outras dificuldades. Estamos sempre prontos para te acolher e cuidar do seu pequeno.
Somos um berçário em Contagem e estamos de portas abertas para te receber! Ah, e se você gostou desse conteúdo, fique ligado no nosso blog e não deixe de nos seguir nas redes sociais (Instagram e Facebook). Você também pode entrar em contato pelo telefone (31) 3392-0585 ou WhatsApp (31) 98397-1914.