Berçário

Como escolher um berçário para seu filho? Confira 5 dicas infalíveis

Escolher um berçário para os filhos pode ser uma das missões mais difíceis para os pais e/ou responsáveis. Além de levar em conta o valor da mensalidade, é preciso analisar uma série de fatores que podem impactar na vida dos pequenos.

Foi pensando nisso, que criamos esse artigo com 5 dicas infalíveis para você escolher o berçário ideal para seu filho. Além disso, vamos te mostrar tudo o que você precisa saber sobre educação infantil antes de escolher o local perfeito para deixar seu bebê. Confira abaixo e boa leitura!

O que é um berçário?

Antes de começar a buscar por um berçário é preciso entender o que de fato ele é. O local faz parte do ambiente escolar e, geralmente, recebe crianças entre quatro meses a dois anos de idade, e é a primeira escola da criança. No entanto, não está incluído na educação obrigatória determinada pelo MEC.

A maioria dos pais e/ou responsáveis colocam as crianças no berçário para que eles possam trabalhar e seguir suas rotinas com tranquilidade, sabendo que os filhos estão sendo bem cuidados. Vale comentar também que é no berçário que a criança terá o primeiro contato com outros colegas, e poderá se desenvolver tanto intelectualmente quanto fisicamente.

Educação infantil antes de escolher um berçário: o que preciso saber?

Confira abaixo tudo o que você precisa saber antes de escolher um berçário para o seu bebê.

1- Pesquise sobre o local

A primeira dica pode parecer simples, mas é bastante valiosa. Isso porque uma boa pesquisa irá te ajudar a escolher um berçário adequado para as suas necessidades e a do seu filho. Além de levar em conta o preço da mensalidade que cabe no seu bolso, analise a distância do local da sua casa ou trabalho e a facilidade de deslocamento. Isso irá facilitar na hora do traslado.

Outro ponto importante a ser avaliado é a proposta pedagógica do berçário. O que ele propõe para o desenvolvimento do seu filho? Como ele pretende ajudá-lo na fase de adaptação? Quantas são as professoras? E elas têm alguém para auxiliá-las? Essa e outras perguntas te ajudarão a entender melhor o funcionamento da instituição e o que esperar dela.

Ainda falando em pontos relevantes, uma informação que merece ser analisada com atenção é até qual idade aquele berçário aceita alunos. Muitos pais não gostam de trocar os filhos de escola a todo momento, portanto, encontrar um berçário que receba crianças mais velhas pode ser um diferencial interessante. 

O berçário Athene — conhecido anteriormente como Mamãe Coruja —, por exemplo, aceita crianças até três anos e 11 meses de idade, e tem um horário mais flexível de funcionamento, sendo das 7h às 19h.

2- Busque referências com conhecidos

Além de fazer uma boa pesquisa sobre o local, para escolher um berçário adequado é fundamental ver as referências dele. Para isso, você pode buscar avaliações no Google e até mesmo comentários nas redes sociais.

Outra boa maneira de saber se o local é adequado é através do boca a boca. Peça indicações a conhecidos e familiares, e pergunte às pessoas cujos filhos estão no berçário que você está avaliando se elas gostam do local e quais os pontos positivos e negativos de lá. Com essas informações em mãos ficará mais fácil tomar uma decisão.

3- Agende uma visita

Agora que você já pesquisou sobre o local e já está com as referências em mãos, que tal agendar uma visita e conhecer pessoalmente o berçário? Se possível, leve o bebê consigo, assim você saberá como ele se sente no novo ambiente.

Não deixe de levar em conta aspectos como limpeza, organização, e os diferenciais que chamaram sua atenção.

4- Fique atento aos diferenciais

Já que falamos em diferenciais, um ponto que pode ser decisivo na hora de escolher um berçário é saber o que o espaço oferece além da educação tradicional.

O Athene, por exemplo, funciona de janeiro a janeiro, fechando apenas nos feriados, o que dá uma tranquilidade maior para os pais. Além disso, o espaço oferece capoeira baby para desenvolver ainda mais a coordenação motora dos pequenos e ainda conta com alimentação balanceada, elaborada por uma nutricionista.

Outro diferencial importante é o fato do berçário não ter taxa de matrícula, ao contrário dos concorrentes, o que certamente ajuda no orçamento de início de ano. 

5- Observe qual a política do berçário em relação à saúde e segurança dos bebês

Um bom berçário, geralmente, pode ser concorrido, e por isso alguns costumam aceitar várias crianças em uma mesma sala. No entanto, é importante observar quantas cuidadoras/professoras ficarão responsáveis pelos alunos.

Profissionais sobrecarregados ficam mais suscetíveis a erros, descuidos e acidentes.

Pergunte ao orientador quem ficará responsável pelo seu bebê, e quantos coleguinhas ele terá em classe.

Outro ponto importante de se entender antes de fazer a matrícula, é sobre qual a política do berçário em relação às crianças que ficam doentes.

Quando isso acontece elas são recomendadas a ficarem em casa ou há um espaço para elas? Elas ficam juntas às outras crianças que não estão doentes?

Além disso, um ponto importante a se observar, especialmente para aqueles pais cujos filhos ainda são amamentados por leite materno, é se há no berçário um espaço para esse momento. Caso não haja, verifique se existe a possibilidade da mãe enviar o leite e se há um local adequado para armazená-lo.

O que não pode faltar em um berçário?

Agora você já sabe o que é importante avaliar na hora de escolher um berçário, e fica mais fácil tomar sua decisão. Não se esqueça, no entanto, de levar alguns pontos em consideração:

  • Brinquedos adequados: escolha ambientes que tenham brinquedos condizentes com a faixa etária do seu filho. Jogos, brinquedos e brincadeiras ajudam a estimular a criatividade e, por consequência, estimulam o aprendizado.
  • Profissionais qualificados: veja se os profissionais daquela instituição são qualificados para o trabalho. Isso não se restringe apenas aos professores, mas vale também para os diretores e todos os outros membros da equipe.
  • Carinho e atenção: é fundamental que as pessoas que trabalham em um berçário sejam carinhosas e atenciosas com as crianças, mostrando-se dedicadas às necessidades do bebê.

Escolher um berçário agora ficou mais fácil!

Com essas dicas em mãos, agora ficou mais fácil encontrar o berçário ideal para o seu filho. Lembre-se sempre que o local deve ser adequado para as suas necessidades e do seu bebê. Aqui no Athene, temos tudo que é preciso para que seu filho tenha a melhor experiência escolar e se desenvolva da maneira mais saudável possível. Para conhecer a nossa unidade, basta agendar uma visita.

Ah, se você quiser aprender mais sobre berçários e educação infantil, não deixe de ficar de olho no blog e nas redes sociais do Athene. Aqui você encontra tudo o que precisa para escolher o melhor para o seu filho.

Luis Gustavo

Share
Published by
Luis Gustavo

Postagens recentes

Etapas do desenvolvimento infantil: quais são as 4 listadas por Piaget e por que você deve conhecê-las?

O desenvolvimento infantil é um dos temas mais estudados na psicologia e educação, justamente porque…

1 mês ago

Doença mão-pé-boca: O que é, e como aliviar os sintomas

A doença mão-pé-boca é uma infecção viral comum, principalmente em crianças pequenas, causada por diferentes…

2 meses ago

Educação Montessoriana: Método, características e aplicação em sala de aula

Você já ouviu falar em educação montessoriana? O termo pode até parecer difícil, mas na…

2 meses ago

Desenvolvimento da linguagem infantil de 0 a 3 anos- Como desenvolver a fala

O desenvolvimento da linguagem infantil é um dos marcos mais importantes dos primeiros anos de…

4 meses ago

Desenvolvimento cognitivo infantil: quais as fases e como ajudar seu filho?

O desenvolvimento cognitivo infantil é um processo de conhecimento, memorização e aprimoramento das habilidades e…

4 meses ago

Desenvolvimento motor infantil: quais as fases e como estimular?

O desenvolvimento motor infantil é um processo fundamental para o crescimento saudável da criança. É…

4 meses ago

This website uses cookies.