Se tem uma fase da infância que é aguardada pelos pais com medo e angústia, essa fase é o nascimento da dentição. Por ter que romper a gengiva para nascer, o surgimento dos primeiros dentes — conhecidos popularmente como “dentes de leite” — causam dor, incômodo e até febre, fazendo com que o bebê fique irritado e chore sem parar.
Eles geralmente começam a surgir antes do primeiro ano de vida, por volta dos seis meses de idade, mas como cada criança é única, essa data pode variar. Por isso, não se desespere! Se você ainda tem dúvidas sobre o assunto, fique neste artigo que vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre a dentição do bebê.
Quando o dente do bebê começa a nascer?
Os primeiros dentes que surgem nas crianças, geralmente, são os incisivos inferiores (chamados também de “dentes da frente”). Eles surgem entre o sexto e o sétimo mês de vida. Em seguida, surgem os incisivos centrais e laterais superiores, com um intervalo aproximado de dois meses.
Pouco tempo depois, quando os bebês já têm cerca de 1 ano e 3 meses, é a vez dos molares superiores (aqueles lá do fundão) darem as caras. Em seguida vem os inferiores para acompanhar e os caninos, aqueles pontiagudos chamados de dentes de vampiro.
Entre 1 ano e meio e dois anos, a criança ganha o restante dos molares e pré-molares. Sendo assim, quando o seu filho tiver entre 2 ou 3 anos, ele deverá ter a dentição infantil completa, com 20 dentes, sendo 10 na parte de cima e 10 na parte de baixo.
E quando os dentes do bebê se formam?
Apesar de demorarem um pouco a nascer, os dentes dos bebês começam a se formar ainda na gestação. De modo geral, a dentição do bebê começa a se desenvolver entre o terceiro e o sexto mês de gravidez.
Essa fase é conhecida como “odontogênese”, quando os dentes começam a se formar na região chamada de processo alveolar.
A partir daí, formam-se os brotos dentários, que serão a base para o desenvolvimento de todos os dentes de leite. Depois que o bebê nasce, a coroa dental já está totalmente formada, e outras estruturas serão desenvolvidas como a raiz do dente, o saco dentário, etc.
Pode parecer difícil entender todo esse processo do surgimento da dentição das crianças, mas o que precisa ficar claro é que apesar dessas etapas serem comuns a todas elas, não existe uma regra para o surgimento do primeiro dente do bebê.
Pode ser que ele nasça antes dos seis meses ou que demore mais, pode ser que cause muito incômodo ou não traga mal estar nenhum, mas para lidar com tudo isso com calma, a dica é entender que cada criança é única e tem seu tempo. No entanto, caso haja alguma suspeita de algo vai mal é aconselhável consultar com um dentista especializado.
O bebê pode nascer com dente?
E já que falamos em procurar um profissional responsável, também é aconselhado que os pais consultem um dentista caso a criança já nasça com dentes. Esse fenômeno é chamado de dente natal, e embora seja raro — acontece um em cada 2 mil nascimentos — tem sido visto com mais frequência nos últimos anos.
Também pode acontecer o surgimento do dente neonatal, aquele que surge logo no primeiro mês de vida. Ele pode fazer parte da dentição normal, ou seja dos 20 dentes, ou ser um dente extra.
Para descobrir isso, é preciso fazer um exame de raio X, e se o dente for extra, deverá ser removido por um dentista.
Quais são os sintomas da primeira dentição do bebe?
Os sintomas do primeiro dente do bebê também podem variar de criança para criança, mas os mais comuns são:
- Desconforto;
- Coceira na região da gengiva;
- Choro e irritação;
- Aumento de volume gengival (região onde vai nascer o dentinho);
- Excesso de saliva;
- Inapetência (falta de apetite);
- Insônia;
- Estado febril
É comum que o bebê fique mais agitado e com temperatura corporal mais alta devido ao mal estar, mas febres altas e persistentes não devem acontecer. Caso ocorra, é preciso procurar a ajuda do pediatra.
Além disso, ao contrário do que muitos acreditam, a diarréia não está diretamente relacionada ao nascimento dos dentes. O que pode acontecer é a criança ficar desidratada ou desnutrida por não conseguir se alimentar ou beber água normalmente.
Como aliviar a dor da dentição do bebê?
Apesar de não ser possível livrar as crianças de todo o desconforto que o surgimento da primeira dentição traz, existem maneiras de amenizar a dor e o inchaço na gengiva. Veja algumas dicas que podem ajudar.
1- Massageie as as gengivas do bebê
Você pode esfregar com delicadeza as gengivas do seu bebê apenas com o dedo, ou usando alguma pomada ou produto indicado por dentistas. Faça movimentos leves e circulares
2- Ofereça mordedores apropriados;
Escolha mordedores de materiais macios e que possam ser lavados com facilidade. Uma dica é colocá-los no congelador, pois o frio ajuda a amenizar o incômodo
3- Dê alimentos picados e gelados
Ainda falando sobre o frio, a dica é oferecer alimentos bem gelados e picados em pedaços pequenos. Uma boa opção é apostar em frutas como mamão, banana, maçã e ainda melancia que é rica em água e ajuda a hidratar.
4- Evite chupetas
Apesar de ser um alívio para os bebês, as chupetas, se usadas por muito tempo, podem favorecer o desalinhamento dos dentes e causar problemas de mordida aberta ou mordida cruzada. Por isso, prefira outras alternativas como picolé de leite materno, sucos gelados e frutas ao invés de apelar para as chupetas.
Dentição infantil: ajude o seu filho nessa fase difícil
A gente sabe que o nascimento da dentição dos bebês é difícil e doloroso, mas como não tem como fugir disso, o melhor caminho é ajudar a sua criança a passar por essa fase da melhor maneira possível. Seguindo as dicas acima, ficará mais fácil lidar com esse momento.
Aqui no berçário ATHENE estamos sempre prontos para te ajudar com todas as fases do crescimento do seu filho. Somos um berçário em Contagem e estamos de portas abertas para receber a sua família. Venha nos conhecer!
Ah, e se você gostou desse conteúdo e quer aprender cada vez mais sobre berçários, educação infantil e desenvolvimento dos bebês, não deixe de acompanhar o nosso blog e nos seguir nas nossas redes sociais (Facebook e Instagram).
Ficou com alguma dúvida? Escreva para a gente, teremos a maior alegria em lhe responder.