Você sabe quais são as fases do desenvolvimento infantil? Sabe o que a criança aprende nesse período? De forma simples, podemos dizer que a primeira infância (que vai do zero aos três anos de idade) é a fase mais importante para o desenvolvimento do bebê, afinal é nela que ele irá aprender a falar, a andar, a ter coordenação motora, etc.
Além disso, também é nessa época que serão trabalhados os quatro principais pilares da educação infantil: o sócio emocional, a linguagem, o cognitivo e o motor. Mas é fundamental lembrar, no entanto, que apesar de haver uma expectativa de idade para que esse desenvolvimento aconteça, cada criança é única e terá o seu próprio tempo.
É claro que é fundamental ficar de olho nessa fase para, caso perceba algum atraso anormal, procurar ajuda médica. Mas, lembre-se sempre que para se desenvolver a criança precisa ser estimulada e tratada com carinho.
E foi com isso em mente e entendendo a importância de falar sobre o desenvolvimento infantil que criamos esse artigo. Aqui, você encontrará algumas dicas e reflexões sobre o tema. Confira abaixo e boa leitura!
Faixa Etária | Desenvolvimento Cognitivo | Desenvolvimento Motor | Desenvolvimento da Linguagem |
---|---|---|---|
0-3 meses | - Reconhece rostos familiares | - Levanta a cabeça enquanto está de bruços | - Emite sons como "gu" e "ah" |
- Segue objetos com os olhos | - Movimenta braços e pernas de forma reflexiva | - Choro diferente para fome, dor ou cansaço | |
- Começa a demonstrar expressões emocionais | - Leva as mãos à boca | ||
4-6 meses | - Explora objetos com a boca e as mãos | - Rola de barriga para as costas e vice-versa | - Balbucia sons como "ba" e "da" |
- Responde a estímulos sonoros e visuais | - Segura objetos com mais firmeza | - Reage ao próprio nome | |
- Demonstra curiosidade sobre o ambiente | - Começa a sentar com apoio | ||
7-9 meses | - Desenvolve a noção de permanência do objeto | - Senta-se sem apoio | - Imita sons e gestos |
- Usa objetos de forma exploratória | - Começa a engatinhar | - Responde a comandos simples como "não" | |
- Observa a causa e efeito | - Usa pinça (dedo polegar e indicador) para pegar objetos | - Começa a balbuciar com variação de tons | |
10-12 meses | - Entende palavras e comandos simples | - Fica em pé com ou sem apoio | - Diz palavras simples como "mamãe" ou "papai" |
- Procura objetos escondidos | - Anda segurando móveis | - Usa gestos como acenar ou apontar | |
- Imita ações de outras pessoas | - Usa ambas as mãos para brincar | ||
13-18 meses | - Identifica objetos e suas funções | - Começa a andar sozinho | - Começa a formar frases de duas palavras |
- Explora mais ativamente o ambiente | - Sobe escadas com ajuda | - Responde a perguntas simples com "sim" ou "não" | |
- Demonstra maior entendimento de relacionamentos simples | - Empurra, puxa e carrega brinquedos grandes | - Diz entre 5 a 20 palavras | |
19-24 meses | - Imita ações domésticas e de adultos | - Corre com mais segurança | - Aumenta o vocabulário rapidamente |
- Começa a compreender conceitos de tempo | - Chuta uma bola | - Usa frases simples de três palavras | |
- Desenvolve jogos simbólicos | - Começa a subir em móveis | - Pode começar a usar pronomes como "eu" e "você" | |
2-3 anos | - Segue instruções simples com duas etapas | - Joga uma bola com as mãos | - Constrói frases de 3 a 4 palavras |
- Classifica objetos por forma e cor | - Pedala triciclo | - Usa plurais e pronomes corretamente | |
- Demonstra senso de humor simples | - Sobe e desce escadas alternando os pés | - Faz perguntas "O quê?", "Por quê?" | |
3-4 anos | - Entende conceitos de contagem e números básicos | - Desenha círculos e quadrados | - Usa frases completas e complexas |
- Desenvolve imaginação e criatividade | - Constrói torres de 6-8 blocos | - Conta histórias curtas | |
- Demonstra maior compreensão de rotinas | - Salta em um pé só | - Entende e usa conceitos de tempo | |
4-5 anos | - Compreende conceitos de ordem e sequência | - Aprimora a coordenação olho-mão | - Usa palavras mais complexas e variadas |
- Começa a resolver problemas simples | - Desenha formas reconhecíveis e escreve algumas letras | - Conta histórias mais detalhadas | |
- Desenvolve habilidades sociais, como compartilhar | - Anda de bicicleta com rodinhas | - Começa a entender o uso de gramática correta |
Além dos aprendizados citados acima, alguns outros muito importantes acontecem durante a primeira infância. Listamos abaixo sete fundamentais.
Até os três anos de idade, o bebê começa a desenvolver seus reflexos. Os três primeiros, chamados de primários, são sugar objetos com a boca (como na sucção do seio da mãe para mamar), seguir objetos com os olhos e fechar as mãos quando algo toca sua palma.
Com o passar do tempo, outros serão aprimorados, por isso é fundamental estimular o seu bebê sempre que possível.
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o crescimento médio de um bebê brasileiro nos primeiros 12 meses é de aproximadamente 25 cm. Essa rápida evolução é acompanhada pelo desenvolvimento do sistema nervoso, preparando as bases para conquistas como o controle da cabeça, o sorriso social e os primeiros sons.
Além dos pais, a escola e o berçário também podem ajudar trazendo atividades que favoreçam o surgimento e a aprimoração dos reflexos. Brincadeiras lúdicas são ideais para essa fase da vida da criança.
Outra parte importante do desenvolvimento infantil de zero a três anos de idade é a habilidade de andar e correr. No geral, os bebês começam engatilhando, se apoiando nos joelhos para conseguirem se locomovem. Quando se sentem mais seguros, passam a se apoiar em móveis e demais objetos para começarem a andar.
É comum que os primeiros passos sejam vacilantes e as crianças caiam muito nessa fase, mas com persistência e dedicação, elas começam a andar e logo passam a correr.
Para estimular esse aprendizado, uma dica é colocar o seu filho perto de objetos seguros e firmes no qual ele possa se apoiar, também vale investir em sapatos e meias antiderrapantes que dão mais firmeza. Alguns pais também optam pelo andador, um objeto que ajuda a criança a caminhar com mais segurança.
Por fim, também é importante estimular o pequeno a dar passos mais longos. Coloque brinquedos longe, para que seu filho sinta vontade de se levantar e ir buscá-lo. Você também pode se posicionar no lado oposto de onde ele está e chamá-lo para que ele venha a seu encontro.
Além de ter reflexos e andar, é na fase do 0 aos 3 anos que as crianças aprendem a se comunicar. No início, as “palavras” não passam de alguns sons que fazem pouco ou nenhum sentido, mas pouco a pouco os pequenos começam a falar com mais clareza e consegue se expressar mesclando a fala com o ato de apontar para o que está querendo.
Aqui, vale dizer que as crianças aprendem por repetição, por isso, é essencial conversar com o seu filho a todo momento — até mesmo quando ele ainda está dentro da barriga. Ao ouvir os sons ele consegue assimilá-los e, posteriormente, falá-los.
Outra dica importante é apresentar novas palavras, ampliando o vocabulário. Como o bebê ainda não lê, é por meio do diálogo que o aprendizado será possível.
Vale reforçar também que dos três até os sete anos, a criança ainda é guiada por um pensamento egocêntrico. Isso significa que ela pensa de acordo com as experiências que já viveu, é por isso que elas costumam sempre falar na primeira pessoa e se expressarem sempre com base no que sentiram e vivenciaram.
Depois de aprender a falar é comum que surja a “fase do porque” na qual as crianças questionam os adultos sobre todas as coisas que aprendem e rebatem todas as respostas que recebem. Por que o céu é azul? Por que o cachorro late e o gato mia? Por que tenho que ir para a escola?
Essas e outras várias questões, mostram que o pequeno está despertando para o mundo que a cerca, e é normal acontecer na fase do zero aos três anos. Por isso, ao invés de tolir o seu filho ou dar respostas rasas, invista em estimular a imaginação e a curiosidade dele, e traga fatos novos que podem despertar ainda mais esse desenho de aprender sobre o mundo.
Outro aprendizado importante que ocorre na primeira infância, é identificar as cores e a forma. Isso geralmente acontece aos três meses de idade, quando a visão começa a ficar menos embaçada e o bebê passa a reconhecer alguns tons. A partir de então, inicia-se um processo de aprendizado também em relação às formas dos objetos.
Nessa fase é muito importante estimular e ensinar a criança o nome das cores, e também mostrar a elas diferentes formatos de objetos. Uma dica é dar brinquedos que sejam de encaixar e/ou montar, para que o pequeno tenha contato com novas formas.
A ajuda do berçário também é essencial, pois é lá que a criança poderá brincar e ser estimulada a todo tempo. Por esses e outros motivos, contar com uma instituição adequada e que tenha profissionais competentes.
Por falar em formas, na fase da primeira infância a criança também desenvolve a coordenação motora, que é a habilidade do nosso corpo de realizar movimentos, sincronizando o cérebro e os músculos.
Até os dois anos, é desenvolvida a coordenação motora grossa que envolve, entre outras habilidades, correr, caminhar, engatinhar, segurar o próprio pé, passar um brinquedo de uma mão para outra, sentar, rolar, engatinhar, etc.
Já a coordenação motora fina diz respeito a capacidade de fazer movimentos mais delicados, como cortar um papel com uma tesourinha, segurar um lápis, usar talheres, etc. Ela é desenvolvida entre os dois e três anos, e quanto mais estimulada, melhor será trabalhada.
Por fim, mas não menos importante, é na infância que a criança aprende a socializar. Isso quer dizer conviver com outras pessoas, especialmente as que têm a mesma idade que elas. Quando estão na escola ou no berçário essa convivência é mais estimulada, e favorece que os pequenos aprendam a dividir, a ceder, a conversarem (dentro de suas limitações), etc.
É importante reforçar que quando bem trabalhada, a convivência é um excelente estímulo para os pequenos, uma vez que o ser humano é um ser sociável e precisa estar em contato com outros de sua espécie.
Infelizmente, dados do Ministério da Saúde apontam que a saúde mental infantil é um desafio crescente. Cerca de 12% das crianças brasileiras enfrentam questões relacionadas à saúde mental antes dos 3 anos, destacando a necessidade urgente de atenção e suporte para a saúde emocional desde cedo, e é nesse ponto que a convivência com outras pessoas da mesma idade pode ajudar.
Pesquisas conduzidas pelo Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP) destacam a influência dos laços afetivos no desenvolvimento infantil. A presença constante de cuidadores amorosos não apenas promove a segurança emocional, mas também contribui para o desenvolvimento saudável do cérebro, moldando as futuras habilidades sociais e emocionais da criança.
Além de prestar atenção nas etapas do desenvolvimento do seu bebê, é preciso observar alguns sinais de atraso.
Vale reforçar que apesar de haver uma idade esperada para cada etapa dessa evolução, cada criança é única e pode ter pequenos atrasos sem necessariamente isso configurar um problema. Dito isso, vamos aos sinais:
Agora que você já sabe da importância da primeira infância na vida e dos sinais que deve prestar atenção, chegou o momento de entender como você pode ajudar o seu filho nessa fase. Veja algumas dicas:
Apesar de ser um dos períodos mais importantes na vida de uma criança, nem sempre elas são tratadas com o carinho e cuidado que merecem. Infelizmente, ainda existem uma série de desafios que alguns bebês e crianças enfrentam nesta idade. Entre eles:
Para ajudar as crianças a terem um desenvolvimento infantil adequado é importante ficar atento a alguns detalhes, como garantir que elas tenham uma alimentação balanceada e sejam bem cuidadas. Nesse aspecto, a escolha de uma boa creche ou berçário é fundamental para ajudar os pais nessa missão.
Muito mais do que apenas um local onde os filhos passarão boa parte do tempo, o berçário também deve servir como apoio para a família, além de ajudar a criança a crescer. Por isso, escolher locais cuja equipe técnica é competente e que tenham atividades lúdicas adequadas é a melhor opção.
Aqui no ATHENE, por exemplo, seremos capazes de te indicar se há algum problema com o seu filho e se é necessário buscar ajuda profissional. Além disso, nosso corpo docente está preparado para te ajudar em todas as fases dessa primeira infância.
Vale lembrar que psicólogos e psiquiatras podem ajudar se houver qualquer problema com o desenvolvimento do seu bebê. Além disso, órgãos governamentais como Conselho Tutelar podem ajudar em casos mais delicados.
Agora você já sabe as principais habilidades que uma criança de zero a três anos de idade desenvolve durante essa fase! Chamada de primeira infância ela é fundamental para a formação e educação dos pequenos, e por isso mesmo, deve ser olhada com carinho e atenção.
Por isso, não se esqueça de contar com a ajuda de um berçário de qualidade como o ATHENE. Venha conhecer nosso espaço em Contagem! Ah, não esqueça de nos seguir nas redes sociais (Facebook e Instagram), assim você ficará por dentro dos assuntos mais importantes sobre educação, saúde e desenvolvimento infantil.
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