Você já ouviu falar em educação montessoriana? O termo pode até parecer difícil, mas na verdade se refere a uma metodologia que acredita que as crianças devem ter mais liberdade e autonomia no processo de aprendizagem.
Idealizada pela médica e educadora italiana Maria Montessori no início do século XX, tal abordagem pedagógica coloca a criança no centro do processo de aprendizagem e, ao invés de um ensino padronizado, busca estimular a autonomia, a curiosidade natural e o desenvolvimento integral de cada indivíduo, respeitando seu próprio ritmo de estudo.
Ficou curioso? Quer aprender mais sobre o tema! Então, continue a leitura deste artigo e fique por dentro de tudo que você precisa saber sobre o assunto!
Como você já viu, essa modalidade de educação é centrada na individualidade das crianças, entendendo que cada uma tem sua própria personalidade e características únicas. Além disso, tal abordagem combina uma visão filosófica e prática da educação, promovendo a responsabilidade e o amor pelo aprendizado.
Também é importante saber que o método de ensino de Montessori promove o desenvolvimento integral da criança, harmonizando corpo, mente e espírito.
Isso quer dizer, que ao oferecer um ambiente preparado (tanto escola quanto ambiente externo) e materiais adequados, a metodologia incentiva a curiosidade e a exploração, permitindo que cada um aprenda no seu próprio ritmo, e preparando-os para a vida e não apenas para provas, testes, simulados ou outras formas de avaliação tradicionais tantas vezes vistos na maioria das escolas.
Para que essa metodologia funcione, é preciso se atentar a alguns princípios fundamentais. Entre eles os mais importantes são:
As salas de aula são ambientes cuidadosamente preparados para receber os alunos e acolher cada uma de suas personalidades e necessidades. Cada elemento do espaço tem um propósito educacional, incentivando a criança a se movimentar, explorar e aprender de maneira independente
Os materiais didáticos são pensados para convidar e estimular a criança a explorar e aprender de forma autônoma.
Na metodologia montessoriana, os materiais são projetados para serem autocorretivos, permitindo que a criança verifique se realizou a atividade corretamente e evitando que elas sejam corrigidas a todo tempo por uma terceira pessoa, geralmente o professor.
Um exemplo são brinquedos ou blocos de tamanhos diferentes que ajudam no desenvolvimento sensorial e lógico-matemático.
E se o professor não tem tanto papel corretivo nesta metodologia, é porque na verdade ele atua como um observador e facilitador do aprendizado, oferecendo apoio e orientação quando necessário.
A criança é incentivada a escolher as atividades que a interessam, desenvolvendo assim a sua autonomia e aprendendo de forma divertida.
As crianças de diferentes idades aprendem juntas, promovendo a colaboração e o respeito mútuo.
Maria Montessori também identificou períodos sensíveis durante o desenvolvimento infantil, quando a criança está particularmente receptiva a aprender certas habilidades ou conceitos ou quando está pouco interessada em descobrir coisas novas. Com isso em mente, o método aproveita esses períodos para maximizar o aprendizado.
Na educação infantil, o método Montessori pode ser bastante eficaz, justamente por permitir que as crianças explorem o mundo ao seu redor de forma sensorial e concreta.
Através de atividades práticas, como manipular objetos, brincar e explorar a natureza, as crianças desenvolvem habilidades motoras, cognitivas, sociais e emocionais.
Veja alguns exemplos de atividades Montessori na educação infantil:
Ainda que seja muito falado e debatido, até hoje existem dúvidas se o método criado pela italiana funciona de verdade.
Isso porque é difícil analisá-lo na prática, já que as pesquisas em sala de aula enfrentam desafios como a dificuldade de estabelecer grupos de controle homogêneos, a subjetividade na coleta de dados e a influência de fatores externos, como a experiência do professor e as características individuais dos alunos. Tais desafios contribuem para a diversidade de interpretações e para o surgimento de críticas.
Fato é que desde muito tempo, existem entusiastas do método, como o romancista Gabriel García Márquez, a cantora Taylor Swift e os fundadores do Google, Larry Page e Sergey Brin.
Além deles, o líder da independência da Índia, Mahatma Gandhi, também era um admirador do método Montessori. De acordo com uma reportagem da BBC, ele descreveu como as crianças “não sentiam o aprendizado como obrigação, pois elas aprendiam tudo enquanto brincavam”.
Estimativas indicam que existem, atualmente, pelo menos 60 mil escolas em todo o mundo que adotam o método e é inegável que este tem atrativos que merecem atenção.
Se você ficou curioso sobre a educação Montessoriana e quer aprender mais sobre o assunto e/ou discutir diferentes abordagens de aprendizado, conte conosco! Aqui no Berçário ATHENE temos um time preparado para te ajudar em tudo que for preciso.
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