Na hora de buscar o berçário ideal para o seu filho, você certamente procura aquele que tem as melhores condições físicas e também o melhor plano de ensino, não é mesmo? Afinal, ninguém quer deixar a criança em um local onde ela só vai passar o tempo e não será estimulada a aprender.
Sabendo disso, nós do berçário ATHENE temos uma abordagem pedagógica que se baseia na BNCC (Base Nacional Curricular Comum) e entregamos o melhor para nossos alunos.
Nosso objetivo aqui é fazer com que eles sejam estimulados a todo momento e, claro, aprendam mais a cada dia. Por isso, se você ainda tem dúvidas se aqui é o lugar ideal para seu bebê, fique tranquilo, pois iremos te mostrar como nossa abordagem pedagógica estimula o aprendizado e a criatividade. Vamos lá?
O que é a BNCC?
A Base Nacional Curricular Comum é um documento normativo emitido pelo Governo Federal para as redes de ensino privadas e públicas e que orienta sobre quais normas devem ser seguidas na hora de elaborar os currículos escolares e as propostas pedagógicas para a educação infantil, ensino fundamental e médio no Brasil.
Escolher uma instituição de ensino que siga esse documento é ter a certeza que a escola está de acordo com as normas federais.
E vale lembrar que tais normas são fundamentais até mesmo para o ensino de bebês e crianças bem pequenas. Por isso, aqui no ATHENE temos todo o cuidado necessário para não deixar passar nada em branco. Os eixos estruturantes do processo são o brincar e o educar, e o trabalho visa garantir os direitos de aprendizagem: conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se.
É por isso que aqui no berçário Athene, as crianças — independente da idade — são estimuladas a socializar, falar, andar e aprenderem por meio das brincadeiras. Focamos em brinquedos lúdicos que estimulem a imaginação e a criatividade o tempo todo.

Abordagem pedagógica do berçário ATHENE por faixa etária
Agora chegou o momento de entender como são pensadas as bases que norteiam o plano pedagógico do nosso berçário. Veja:
O eu, o outro e nós
Esse viés é trabalhado com crianças de zero a 1 ano e seis meses de idade de maneira a fazer com que elas percebam:
- que suas ações têm efeitos nas outras crianças e nos adultos.
- as possibilidades e os limites de seu corpo nas brincadeiras e interações das quais participa.
- a importância de interagir com crianças da mesma faixa etária e adultos ao explorar espaços, materiais, objetos e brinquedos.
- a importância de comunicar necessidades, desejos e emoções, utilizando gestos, balbucios, palavras.
- a necessidade de reconhecer seu corpo e expressar suas sensações em momentos de alimentação, higiene, brincadeira e descanso.
Já para as crianças maiores, de 1 ano e 7 meses a 4 anos, o objetivo é:
- demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos.
- demonstrar imagem positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar dificuldades e desafios.
- compartilhar os objetos e espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos.
- comunicar-se com os colegas e adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender.
- perceber que as pessoas têm características físicas diferentes, respeitando essas diferenças.
- respeitar regras básicas de convívio social nas interações e brincadeiras.
- resolver conflitos nas interações e brincadeiras, com a orientação de um adulto.
Aqui vale ressaltar que o berçário ATHENE é um dos únicos que aceita crianças até quatro anos de idade, uma comodidade a mais para os pais e responsáveis.
Corpo, gestos e movimentos
Como também é fundamental ensinar às crianças a entenderem melhor seus corpos e o que eles podem fazer, esse campo de experiência se centra em:
- movimentar as partes do corpo para exprimir corporalmente emoções, necessidades e desejos.
- experimentar as possibilidades corporais nas brincadeiras e interações em ambientes acolhedores e desafiantes.
- imitar gestos e movimentos de outras crianças, adultos e animais.
- imitar gestos e movimentos de outras crianças, adultos e animais.
- participar do cuidado do seu corpo e da promoção do seu bem-estar.
- utilizar os movimentos de preensão, encaixe e lançamento, ampliando suas possibilidades de manuseio de diferentes materiais e objetos
Já as crianças mais velhas, nessa segunda faixa etária, irão aprender:
- a se apropriar de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras.
- deslocar seu corpo no espaço, orientando-se por noções como em frente, atrás, no alto, embaixo, dentro, fora etc,. ao se envolver em brincadeiras e atividades de diferentes naturezas.
- explorar formas de deslocamento no espaço (pular, saltar, dançar), combinando movimentos e seguindo orientações.
- explorar formas de deslocamento no espaço (pular, saltar, dançar), combinando movimentos e seguindo
Escuta, fala, pensamento e imaginação
Estimular o corpo físico é muito importante, mas sabemos que o pensamento e a imaginação podem e devem ser trabalhados a todo momento. Por meio de contação de histórias, brincadeiras lúdicas e até de esportes, como a capoeira baby que oferecemos, nossos pequenos estão sempre sendo estimulados.
Para as crianças de até um ano e seis meses de idade, esse pilar centra-se em:
- explorar e descobrir as propriedades de objetos e materiais (odor, cor, sabor, temperatura).
- explorar relações de causa e efeito (transbordar, tingir, misturar, mover e remover, etc) na interação com o mundo físico.
- explorar o ambiente pela ação e observação, manipulando, experimentando e fazendo descobertas.
- manipular, experimentar, arrumar e explorar o espaço por meio de experiências de deslocamentos de si e dos objetos.
- manipular materiais diversos e variados para comparar as diferenças e semelhanças entre elas.
- vivenciar diferentes ritmos, velocidade e fluxos nas interações e brincadeiras (em danças, balanços, escorregadores, etc)
Já as maiores, até 4 anos de idade serão incentivadas a:
- explorar e descrever semelhanças e diferenças entre as características e propriedades dos objetos (textura, massa, tamanho)
- observar, relatar e descrever incidentes do cotidiano e fenômenos naturais (luz solar, vento, chuva, etc)
- compartilhar com outras crianças, situações de cuidado de plantas e animais nos espaços da instituição e fora dela.
- identificar relações espaciais (dentro e fora, em cima, embaixo, acima, abaixo, entre e do lado) e temporais (antes, durante e depois).
- classificar objetos, considerando determinado atributo (tamanho, peso, cor, forma, etc)
- utilizar conceitos básicos de tempo (agora, antes, durante, depois, ontem, hoje, amanhã, lento, rápido, depressa, devagar)
- contar oralmente objetos, pessoas, livros, etc em contextos diversos.
- registrar com números a quantidade de crianças (meninos, meninas, presentes, ausentes) e a quantidade de objetos da mesma natureza (bonecas, bolas, livros, etc).
Abordagem pedagógica que estimula o aprendizado e a criatividade: como verificar se o berçário cumpre essa promessa?
Agora que você já sabe como é importante que o berçário siga um planejamento pedagógico que realmente estimula a criatividade das crianças, a dúvida que fica é: como saber se o local que eu escolhi realmente cumpre essa cartilha? Bom, a primeira coisa a se fazer é conversar com a equipe de professores do local. Eles são os profissionais ideais para te explicar qual a metodologia usada e como ela é aplicada.
Se ainda assim ficar alguma dúvida, não se acanhe e faça todas as perguntas que julgar necessário, afinal é a educação do seu filho que está em jogo. Aqui no berçário ATHENE, você sempre tem espaço aberto para conversar sobre o que é mais importante na vida do seu bebê. Além da nossa equipe pedagógica, temos psicólogas que podem ajudar no que for preciso.
Uma visita ao berçário também pode ajudar a entender como é o ambiente e o ˜clima˜ do local. Por isso, que tal nos fazer uma visita? Somos um berçário em Contagem e estamos abertos das 7h às 19h. Aqui, teremos o maior prazer em te receber e ajudar a sua família.
Ah, e se você gostou desse conteúdo e quer aprender cada vez mais sobre berçários, educação infantil e desenvolvimento dos bebês, não deixe de acompanhar o nosso blog e nos seguir nas nossas redes sociais (Facebook e Instagram).
Ficou com alguma dúvida? Escreva para a gente, teremos a maior alegria em lhe responder.