O desfralde infantil é um dos períodos mais importantes para os pais e os bebês, afinal, é a partir desse momento que a criança ganha um pouco mais de autonomia e controle sobre o seu próprio corpo. Ainda assim, não dá para negar que essa fase da vida pode ser um tanto complicada e chata, além de exigir (muita!) paciência dos pais/ou das pessoas que irão cuidar da criança.
Pensando nisso, decidimos criar este artigo com todas as informações que você precisa saber para se preparar para o desfralde do seu filho e fazê-lo da melhor maneira possível. Confira abaixo nossas dicas.
Para começar é preciso entender o que é o desfralde. Essa nomenclatura se refere ao processo da criança deixar de usar fraldas higiênicas e começar a usar o sanitário para fazer suas necessidades fisiológicas; xixi ou cocô.
Como esse processo é muito individual, não há uma idade ideal para começar o desfralde. Ainda assim, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) recomenda que os pais iniciem o desfralde a partir dos dois anos de idade, uma vez que nessa fase as crianças já obedecem a comandos básicos e começam a ter mais controle dos esfíncteres — músculos que controlam a abertura e o fechamento dos orifícios. O anal controla a saída das fezes e o uretral a da urina.
Quando a criança passa a anunciar que está com vontade de fazer xixi ou cocô significa que ela já está controlando tais estruturas, e o processo de desfralde já pode começar.
Além dos indícios citados acima, é importante ficar atento a alguns comportamentos do bebê. Se ele pede para ir ao banheiro, se incomoda com a fralda suja, ou se a fralda fica limpa por várias horas, é sinal que ele já está controlando suas necessidades fisiológicas e este pode ser o momento ideal para o desfralde.
Além disso, outras dicas podem ajudar. Veja:
Apesar do processo de desfralde ser o mesmo para as duas fases do dia, o diurno costuma ser mais fácil. Isso porque durante o dia, a criança está acordada e mais consciente das suas vontades. Sendo assim, comece por ele e as chances de sucesso serão maiores.
Quando o bebê já estiver acostumado a usar o banheiro de dia, aí sim, chegou a hora de tirar as fraldas noturnas.
Agora que você já consegue identificar quais são os principais indicativos que o seu bebê está pronto para o desfralde, chegou a hora de conhecer sete dicas que podem te ajudar nesse período difícil.
Antes de tirar a fralda do seu pequeno é importante que você converse com ele sobre o que está acontecendo. Explique que usar o vaso sanitário para fazer xixi ou cocô é um processo natural, e que os adultos também fazem isso.
O Instituto Alfa e Beto ressalta que a educação lúdica pode ser uma aliada valiosa. Livros e recursos educativos sobre o desfralde podem ajudar a criança a compreender o processo e se sentir mais confiante durante essa fase. Aqui no Athene utilizamos o livro: ”O que tem dentro da sua fralda?” do autor Guido Van Genechten.
Outra dica importante é tentar tornar as idas ao banheiro uma rotina, estabelecendo alguns horários padrões, por exemplo: após o almoço ou logo quando a criança acorda.
É claro que esses horários servem para incentivar a criança a usar o vaso, mas não devem limitar o seu uso. Leve seu bebê ao banheiro sempre que ele sentir vontade.
É comum que os pais fiquem em dúvida na hora de escolher entre o penico ou o redutor de assento para seus filhos. O mais indicado é deixar que a criança escolha a opção mais confortável.
Caso seja o penico, é importante deixá-lo no banheiro, para que o bebê se acostume com o ambiente e se sinta menos intimidado ao perceber que está fazendo suas necessidades no mesmo local que o restante da família.
Dados do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (CETIC.br) indicam que retrocessos são comuns durante o desfralde. Esteja preparado para paciência e compreensão. Eventuais regressões são normais e fazem parte do aprendizado.
O processo de desfralde infantil é lento e gradual, de modo que é comum que haja escapes nas primeiras semanas ou até meses. Quando isso acontecer, não xingue ou dê bronca no seu bebê, isso só fará com que ele fique envergonhado e constrangido do que fez, e pode até atrasar todo o processo.
A Associação Brasileira de Psicologia destaca a eficácia do reforço positivo no processo de desfralde. Elogios e incentivos, mesmo diante de pequenos progressos, ajudam a construir a confiança do bebê. Lembre-se de que cada passo é uma conquista significativa.
Entender que cada criança tem o seu tempo é o melhor caminho para levar o desfralde com mais leveza.
Para que o ato de abandonar as fraldas seja mais fácil e tranquilo é importante que a criança esteja focada apenas nele. Por isso, evite fazer tal processo quando o seu filho está passando por mudança de escola, adaptação de uma nova rotina ou coisas do gênero.
Apesar de não ter nenhuma comprovação científica sobre as diferenças entre o desfralde de meninos e meninas, é comum que as garotas larguem as fraldas antes que os meninos.
Ainda assim, é fundamental lembrar que cada criança tem seu tempo. Outra dica é ensinar os garotos a fazerem xixi sentado primeiro, pois é comum que nos primeiros meses venha a vontade de fazer xixi e cocô ao mesmo tempo.
Se o seu bebê está passando pelo desfralde durante o período da escolinha ou do berçário, a dica é conversar com os professores e coordenadores para que eles fiquem a par da situação e possam também ajudar o seu filho. Desse modo, o responsável conseguirá ajudar o seu bebê a ir ao banheiro e ficará atento para perceber se ele está ou não segurando o xixi ou as fezes.
Agora que você já tem todas as dicas em mãos, fica mais fácil começar o desfralde da sua criança. Apesar de ser um momento desafiador e um pouco complicado, há várias maneiras fazê-lo de forma leve e agradável.
Lembre-se sempre que para que o seu bebê se sinta bem e confortável é fundamental que você respeite o tempo dele e o incentive a fazer as necessidades no local correto. Além disso, contar com a ajuda de um berçário ou escolinha adequada pode ajudar (e muito) nessa transição. Por isso, conte sempre com o ATHENE! Aqui temos os melhores profissionais do mercado para ajudar o seu filho em tudo que ele precisa.
Ah, e se você gostou desse texto não deixe de ler mais no nosso blog. Além disso, vale a pena nos seguir nas redes sociais (Facebook e Instagram) para ficar por dentro de todos os assuntos relacionados à infância e a saúde do bebê.
O desenvolvimento infantil é um dos temas mais estudados na psicologia e educação, justamente porque…
A doença mão-pé-boca é uma infecção viral comum, principalmente em crianças pequenas, causada por diferentes…
Você já ouviu falar em educação montessoriana? O termo pode até parecer difícil, mas na…
O desenvolvimento da linguagem infantil é um dos marcos mais importantes dos primeiros anos de…
O desenvolvimento cognitivo infantil é um processo de conhecimento, memorização e aprimoramento das habilidades e…
O desenvolvimento motor infantil é um processo fundamental para o crescimento saudável da criança. É…
This website uses cookies.
View Comments
É um processo as vezes lento e que exige muita paciência. Aqui estamos tentando. Obrigada Athene por nos ajudar neste processo.
Olá é possível um bebê de 1 ano e 6 meses inicie o processo de desfralde?
Olá Susanne, é possível sim. Aqui em nosso berçário iniciamos o desfralde das crianças com 1 ano e 4 meses.
No entanto, é importante lembrar que cada criança é única, e o desenvolvimento pode variar. Alguns sinais de prontidão para o desfralde incluem:
Interesse no banheiro: Se a criança demonstra curiosidade sobre o banheiro, o vaso sanitário ou os hábitos de ir ao banheiro, isso pode ser um sinal.
Capacidade de comunicar: Se a criança consegue expressar suas necessidades básicas ou indicar quando está molhada ou suja, isso pode indicar prontidão.
Permanecer seca por períodos mais longos: Se a criança consegue ficar seca por períodos mais estendidos, isso pode indicar controle da bexiga.
Demonstração de desconforto com fraldas sujas: Se a criança começa a mostrar desconforto quando a fralda está molhada ou suja, pode ser um sinal de prontidão.
Habilidade de seguir instruções simples: Se a criança consegue entender e seguir instruções simples, como "vamos ao banheiro", isso pode indicar prontidão cognitiva.
Lembre-se de que o processo de desfralde deve ser gradual e respeitar o ritmo da criança. É importante oferecer incentivo positivo, elogios e reforço positivo durante o processo. Além disso, esteja preparado para alguns contratempos e seja paciente, pois o desfralde é uma habilidade que leva tempo para ser adquirida.