Os primeiros anos de vida de uma criança — também chamado de primeira infância — são os mais importantes, uma vez que é nesse período que ocorre o desenvolvimento infantil. Isso significa dizer, que é nessa fase da vida, que a criança se desenvolverá tanto intelectualmente quanto fisicamente. Por essas e outras razões é que é tão importante que os pais e/ou responsáveis escolham escolas, creches e berçários que fomentem esse progresso de seus bebês.
Além disso, é importante compreender também quais são as fases do desenvolvimento infantil e como agir em cada uma delas. Jean Piaget, um dos psicólogos mais renomados do mundo, definiu uma teoria que explica os quatro principais estágios que uma criança passa quando está crescendo. Saiba mais sobre o assunto neste artigo.
Antes de mais nada é preciso entender, com clareza, o que é desenvolvimento infantil. De acordo com o UNICEF, o termo se refere às intervenções e os processos de aprendizado pelos quais as crianças passam na primeira infância — período que vai de zero a seis anos de idade.
É nessa fase que o cérebro tem mais plasticidade, o que significa que ele tem mais facilidade de aprendizado e também é mais sensível às modificações. Dos primeiros mil dias de vida até dois anos de idade, por exemplo, as células cerebrais chegam a fazer até um milhão de novas conexões por segundo. E são essas tais conexões que formam a base das estruturas responsáveis pela aprendizagem que teremos pelo resto da vida.
O biólogo e psicólogo suíço Jean Piaget, criou uma teoria que classifica o desenvolvimento infantil em quatro etapas diferentes, que abarcam pontos como: fala, coordenação motora, linguagem, concentração, etc. É importante lembrar, no entanto, que nem todas as crianças se desenvolverão da mesma forma, uma vez que cada indivíduo tem as suas particularidades. Com isso em mente, confira as fases listadas pelo estudioso.
Essa é a primeira fase do desenvolvimento infantil, e diz respeito ao período em que os bebês começam a conseguir se concentrar em sensações e movimentos. Isso quer dizer que os pequenos ganham consciência de si mesmos e conseguem fazer algumas ações simples, como esticar o braço para pegar um objeto.
É nesse momento que acontece o desenvolvimento da coordenação motora, e é por isso que vemos a importância do brincar para o desenvolvimento infantil. Alguns jogos e brincadeiras, como chutar bola, por exemplo, podem estimular o bebê.
Já mais velhas, nessa fase as crianças começam a ter pensamentos próprios e raciocinarem sozinhas, mas nem sempre têm a percepção real dos acontecimentos, e acabam enxergando o mundo sob suas próprias óticas.
Essa também é a fase da curiosidade e dos “porquês” , portanto é necessário ter paciência e tirar, da maneira mais simples e honesta possível, as dúvidas dos pequenos.
Outro ponto importante a se observar é que nesse período da vida, as crianças desenvolvem a criatividade e passam a gostar de coisas fantásticas, como super-heróis, bruxas, fadas, etc.
Saindo da primeira infância, nessa fase da vida as crianças já conseguem coordenar e executar várias ações diferentes, e ganham mais noção de tempo, espaço, ordem e causalidade. Além disso, começam a ter empatia e conseguem se colocar no lugar do outro e entender diferentes pontos de vista, saindo do período egocêntrico. Também compreendem melhor o senso de justiça e as regras sociais imposta a todos.
Nessa última etapa do desenvolvimento infantil, os adolescentes já têm noções de probabilidade, raciocínio hipotético, e ideias abstratas. Isso quer dizer que, embora nunca tenha vivido alguma determinada situação, ele consegue compreender o que aconteceu.
A partir daqui, eles têm pensamentos e personalidades próprias, que irão se moldar com o passar do tempo. É fácil perceber, então, que já há uma maior independência.
Agora que você já entendeu a importância do desenvolvimento infantil nos primeiros anos de vida e as diferentes fases listadas por Piaget, chegou o momento de ver os três sinais de possíveis atrasos no crescimento do seu filho.
Um dos principais sinais de atenção em relação ao desenvolvimento infantil é o atraso ao falar. No geral, até um ano de idade, o bebê deve conseguir falar as primeiras palavras funcionais —isto é, mais do que apenas balbuciar.
Além disso, nessa fase a criança tem que ser capaz de compreender comandos simples, entender o que significa “não” e atender ao próprio nome.
Outro ponto importante a ser avaliado é se a criança tem músculos fracos e uma postura caída. Isto é o que chamamos de hipotonia e pode ser um dos sintomas de uma disfunção neurológica.
A partir dos seis meses de idade já é esperado que o bebê vá ficando “mais durinho” e consiga ficar sentado pelo menos por um breve período de tempo. Se isso não acontece, no entanto, convém avaliar tal situação com um médico.
Controlar o xixi e o cocô é uma forma de perceber que o desenvolvimento infantil da criança está indo bem. Quando isso não acontece, no entanto, é bom ficar alerta.
De acordo com a literatura médica, o esperado é que os pequenos sejam capazes de controlar suas atividades fisiológicas até, pelo menos, os cinco anos de idade, época em que não usarão mais fraldas.
Agora você já sabe tudo sobre o desenvolvimento infantil e como esse período é importante na vida das crianças. Com isso em mente, não deixe de prestar atenção nos seus filhos e nos sinais que ele dá. Assim ficará fácil perceber se tudo está indo bem ou se ele precisa de alguma ajuda.
Como dissemos, nessa fase da vida é importante contar com creches e berçários adequados e que tenham profissionais capacitados para cuidarem das crianças. Por isso, busque locais bem recomendados e que tenham bons diferenciais, como no Athene, por exemplo.
Aqui você encontra tudo o que seu filho precisa para se desenvolver de forma adequada. Ah, e se você quiser mais dicas de berçários e educação infantil, não deixe de ficar de olho no nosso blog e nas nossas redes sociais @athenebercario.
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