Marcos do Desenvolvimento Infantil

São habilidades adquiridas durante o crescimento, abrangendo o psicomotor, cognitivo e emocional, principalmente na primeira infância (0-6 anos)

Descobertas na Primeira Infância

Durante esse período, as crianças exploram o corpo, potencialidades e o mundo ao redor, evidenciando maturação e crescimento perceptível

Categorias dos Marcos

Divididos em sócio-emocional, cognitiva, linguagem e motora, com base nas quatro etapas propostas pelo psicólogo Jean Piaget.

Etapas de Crescimento Mental

Identificadas como fase sensório-motora (0-2 anos), pré-operatória (2-7 anos), operatória concreta (7-11 anos) e operatória formal (a partir dos 11 anos)

Fase Sensório-Motora (0-2 anos)

Aumento nas habilidades sensoriais e motoras, bebês desenvolvem intenção nas ações, focando no que está ao alcance visual

Fase Pré-Operatória (2-7 anos)

Início da comunicação verbal, tagarelando sem sentido no início, evoluindo para uma compreensão coerente com o tempo

Fase Operatória Concreta (7-11 anos)

Crianças controlam ideias e memórias, desenvolvem regras mentais, entendem conceitos como números, relações pessoais e ganham independência.

Fase Operatória Formal (a partir dos 11 anos)

Desenvolvimento de pensamento abstrato, compreensão do ponto de vista alheio, empatia e habilidade para criar hipóteses para resolver problemas.

Maturidade e Independência

Ao longo das fases, as crianças amadurecem, formam ideias independentes sobre certo e errado, desenvolvendo autonomia

Importância da Etapa Final

Na fase operatória formal, destaca-se a capacidade de lidar com ideias abstratas e o desenvolvimento do pensamento hipotético-dedutivo, crucial para a resolução de problemas.